O Raspberry Pi pode interromper o mercado do ThinClient… E a indústria do PC

O Raspberry Pi é agora bem conhecido por fabricantes e entusiastas de tecnologia onde o computador flexível de baixo custo encontrou varias possibilidades de uso para milhões de usuários.

Um dos usos comerciais mais interessantes do Raspberry Pi foi como um Cliente Thin de baixo custo . Os primeiros inovadores como Muhammad Dawood  ,  Martin Rowan e Tobias Kreidl melhoraram a plataforma e demonstraram a capacidade e os casos de uso.

ThinLinx, fornecedor de gerenciamento de Thin Client, usou o Citrix HDX-SoC SDK para aproveitar o Raspberry Pi 2 GPU com decodificação H.264 para acelerar o desempenho do vídeo em uma imagem endurecida do sistema operacional Linux TLXOS. O ThinLinx também integrou a imagem TLXOS com sua plataforma e console de gerenciamento para fornecer controle administrativo abrangente para milhares de dispositivos.

Existem algumas funcionalidades faltantes, como webcams, monitores duplos e suporte a cartões inteligentes. Além disso, não existe um fornecedor de hardware estabelecido que atualmente ofereça uma solução compatível com pedidos, pré-carregados e suportados.

No entanto, seguindo a  Teoria da Invasão Disruptiva de Clay Christensen , é apenas uma questão de tempo para os produtos disruptivos alcançar os principais requisitos.Conforme ilustrado no gráfico acima, essas inovações geralmente começam abaixo da linha de requisitos, com base no desempenho. No entanto, os avanços tecnológicos melhoram mais rapidamente do que os requisitos do cliente. Muitas vezes, essas inovações disruptivas podem abrir novos mercados com base em baixo custo e novos usos que, em seguida, se beneficiam da escala aumentada. Inicialmente, o disruptor de baixo custo começa com um mercado de nicho baixo.

À medida que as características e o desempenho melhoram, os principais clientes em grandes mercados encontram a nova plataforma o bastante e são atraídos por custos mais baixos. Os vendedores tradicionais reagem ao ignorar o disruptor de baixa margem e buscar clientes mais exigentes que irão pagar pelos recursos e desempenho premium. O problema é que isso se torna um mercado de “high-end” de nicho com receitas e oportunidades de mercado cada vez menores. Até então, eles foram interrompidos !

A indústria de PC corporativa de US$ 50 bilhões se encaixa em muitos dos clássicos cenários da teoria da inovação disruptiva. No passado, a lei de Moore ajudou a aumentar o mercado de PCs, fornecendo CPUs mais rápidas para executar aplicativos cada vez mais exigentes.

Agora, no entanto, as aplicações de desktop são cada vez mais virtualizadas e entregues via Citrix. Os usuários comerciais típicos não se importam se tiverem um PC com uma CPU de 2.0 GHz, ou 3.0 ou 4.0, desde que ele funcione bem e se pareça bom. Ainda há alguns exigentes requisitos de PC para aplicativos de negócios, como processamento de CAD e vídeo, mas isso, cada vez mais, se encaixa no cenário de mercado de nicho de gama alta.

No passado, o mercado Thin Client sofreu por causa do estigma de desempenho inferior adequado apenas para certos casos de uso.

Confira esta experiência do usuário de Thomas Berger.

O Raspberry Pi (com Citrix HDX ) criou oportunidades para a disrupção do Thin Client e o mercado de PC comercial.

A migração do Windows 10 motivou a maioria das empresas a planejar uma estratégia de atualização de PC ano passado. Muitas organizações já estão considerando a virtualização de desktops, mas muitas aguardam por razões de custo. Um Thin Client baseado em Raspberry Pi que custa US$ 65 – para não mencionar os benefícios de segurança e gerenciamento de um dispositivo Zero Client – muda a economia dramaticamente.

Quais as lacunas e oportunidades que você vê para o Raspberry Pi com o Citrix HDX?

Tente você mesmo; Trond Erik Haavarstein tem excelentes instruções passo a passo aqui .

Por: Chris Fleck